Projeto artístico Quadros por Quadra

O projeto compreende diferentes mídias. A pintura sobre tela é o elemento comum entre as obras de cada integrante do coletivo, sendo que gravações de vídeos e fotografia delineiam e participam da construção pictórica, e, sua edição final torna-se elemento compositivo da obra, extensão sonora e de movimento da imagem-pintura e a liga a um espaço real recortado no mapa: o ponto de partida de cada projeto.
A exposição realizada entre outubro e dezembro de 2009, no Memorial do Rio Grande do Sul, com o apoio da 2ª Bienal B estreou a idéia do coletivo de esquadrinhar áreas da cidade.
Na terceira edição da Bienal B, em 2010, Quadros por Quadra teve o Instituto NT de Cinema e Cultura como anfitrião, a artista plástica Maria Clara La Porta e Rafael Camargo como convidados.
Quadros por Quadra é um projeto pulsante, dinâmico e único.

28 outubro 2009

Mulheres de preto



Depois de tanto magenta, azul ultramar, amarelos e verdes. Só o preto mesmo para acalmar! O coletivo Quadros por Quadra na abertura da exposição.
Foto: André Netto

Décio Freitas


Em tempos de Feira do Livro vale lembrar que a exposição Quadros por Quadra está sendo exibida na sala Décio Freitas, no Memorial do Rio Grande do Sul.

22 outubro 2009

O banner


4 de 5

Só falta a Vânia. Denise, Sônia, Fernanda e Alice

montagem

Encontro com equipe do Memorial para o início da montagem.
Cristina, Neron, Alice, Sr. Duarte e Sônia.

15 outubro 2009

Uma realização BienalB


Um apoio DAMASSA!


Mais um apoio promete deixar a abertura da exposição
Quadros por Quadra, no dia 22 de outubro, ainda mais apetitosa.
A Confeitaria DAMASSA irá oferecer os deliciosos "palitões".

14 outubro 2009

Quadros por Quadra na Bienal B

Este projeto é uma idéia que nasceu da vontade de esquadrinhar através do vídeo e da fotografia quadras da cidade. É com a exploração do entorno escolhido (determinado pelo endereço do espaço expositivo) que começamos a garimpar detalhes e/ou personagens para convertê-los em pintura.
A tela é gerada por um processo individual e subjetivo de cada uma das artistas. Porém, segue mantendo o diálogo de origem com a linguagem digital onde situações como enquadramento, composição e luz, por exemplo, são transferidos para a tela.A experiência dessa coleta de imagens, ora individual, ora em grupo, cria um laço, não só com as figuras a serem pintadas, mas com toda a atmosfera do ambiente esquadrinhado.
Participar da Bienal B com esse projeto coletivo é o resultado de uma cumplicidade vivenciada ao longo de anos no Instituto de Artes da UFRGS. A aplicação concomitante de diferentes técnicas e linguagens é própria da arte contemporânea, e a realização de projetos que contemplem esssa característica, é uma das metas do grupo. Para nós, a Praça da Alfândega, da cidade de Porto Alegre, ficará dividida em antes e depois de Quadros por Quadra.

08 outubro 2009

apoio Torta de Sorvete


As delícias da Torta de Sorvete já confirmaram presença no coquetel de abertura da exposição Quadros por Quadra.
Dia 22 de outubro a partir das 18:30hrs.
http://www.tortadesorvete.com.br/

sons da praça

07 outubro 2009

apoio Koralle

Quadros por Quadra
conta com o apoio da Koralle. Acompanhe notícias sobre o nosso projeto também pelo site da loja de materiais de arte mais equipada da cidade.







01 outubro 2009

Veja reportagem do SBT:

Nossos trabalhos de conclusão de curso expostos de 10 -25/06/09 na Pinacoteca Barão de Sto. Ângelo - Instituto de Artes/UFRGS podem ser vistos em reportagem do SBT. Confira.