Projeto artístico Quadros por Quadra

O projeto compreende diferentes mídias. A pintura sobre tela é o elemento comum entre as obras de cada integrante do coletivo, sendo que gravações de vídeos e fotografia delineiam e participam da construção pictórica, e, sua edição final torna-se elemento compositivo da obra, extensão sonora e de movimento da imagem-pintura e a liga a um espaço real recortado no mapa: o ponto de partida de cada projeto.
A exposição realizada entre outubro e dezembro de 2009, no Memorial do Rio Grande do Sul, com o apoio da 2ª Bienal B estreou a idéia do coletivo de esquadrinhar áreas da cidade.
Na terceira edição da Bienal B, em 2010, Quadros por Quadra teve o Instituto NT de Cinema e Cultura como anfitrião, a artista plástica Maria Clara La Porta e Rafael Camargo como convidados.
Quadros por Quadra é um projeto pulsante, dinâmico e único.

14 outubro 2009

Quadros por Quadra na Bienal B

Este projeto é uma idéia que nasceu da vontade de esquadrinhar através do vídeo e da fotografia quadras da cidade. É com a exploração do entorno escolhido (determinado pelo endereço do espaço expositivo) que começamos a garimpar detalhes e/ou personagens para convertê-los em pintura.
A tela é gerada por um processo individual e subjetivo de cada uma das artistas. Porém, segue mantendo o diálogo de origem com a linguagem digital onde situações como enquadramento, composição e luz, por exemplo, são transferidos para a tela.A experiência dessa coleta de imagens, ora individual, ora em grupo, cria um laço, não só com as figuras a serem pintadas, mas com toda a atmosfera do ambiente esquadrinhado.
Participar da Bienal B com esse projeto coletivo é o resultado de uma cumplicidade vivenciada ao longo de anos no Instituto de Artes da UFRGS. A aplicação concomitante de diferentes técnicas e linguagens é própria da arte contemporânea, e a realização de projetos que contemplem esssa característica, é uma das metas do grupo. Para nós, a Praça da Alfândega, da cidade de Porto Alegre, ficará dividida em antes e depois de Quadros por Quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário